Toda segunda-feira, milhares de empresas brasileiras abrem a reunião comercial pela mesma pergunta: “quanto falta para bater a meta?”. Drucker faria outra: “quem é o cliente que ainda não existe, e o que precisamos ser para que ele passe a existir?”.
Por Leandro Novis · C-Advisor
Existe apenas uma definição válida para o propósito de uma empresa: criar um cliente.
Peter DruckerThe Practice of Management, 1954Em 1954, Peter Drucker escreveu que o propósito de uma empresa não é dar lucro. Lucro, para ele, é condição de sobrevivência e medida de desempenho — não a razão de existir. A razão de existir está fora da empresa: é o cliente, alguém que decide pagar por algo que considera valioso.
Parece uma distinção acadêmica. Não é. Quando o lucro é o propósito, a empresa olha para dentro: corta, aperta, cobra o time. Quando o cliente é o propósito, a empresa olha para fora: pergunta o que o mercado valoriza, o que ainda ninguém entrega e onde está a próxima demanda. São duas empresas diferentes, mesmo com o mesmo CNPJ.
Daí vem a conclusão mais citada de Drucker: se o propósito é criar um cliente, a empresa tem apenas duas funções básicas — marketing e inovação. Todo o resto é custo.
No Brasil de juros altos, a tentação é tratar crescimento como empurrar volume: mais desconto, mais prazo, mais visita, mais ligação. Funciona por um trimestre. Depois a margem some, o time cansa e a base de clientes continua a mesma — só mais cara de atender.
Drucker separaria duas coisas que costumam vir misturadas no relatório comercial:
Vender mais para quem já compra. É eficiência comercial. Importante, mas tem teto: em algum momento o cliente atual não precisa de mais do que já compra.
Criar cliente que antes não existia. É crescimento de verdade. Exige entender uma necessidade que ninguém atendeu bem, ou um público que nunca foi abordado do jeito certo.
Inovar para que o cliente continue existindo. Cliente também deixa de existir: muda de modelo, é comprado, troca de prioridade. Sem inovação, a base encolhe enquanto o funil parece saudável.
Uma empresa que só mede o primeiro item está, sem perceber, encolhendo.
Marketing não é o departamento que faz post. É a disciplina de enxergar a empresa pelos olhos de quem paga a conta.
Drucker dizia que o objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto se ajuste a ele e se venda sozinho. Não significa demitir o time de vendas. Significa que, quando o marketing faz o trabalho dele, o vendedor deixa de convencer e passa a confirmar.
Em empresas B2B de médio porte, o retrato costuma ser o oposto: o vendedor é quem descobre, na reunião, o que o cliente realmente precisa — e volta para a empresa tentando adaptar uma proposta que nasceu errada. Isso é marketing sendo feito na hora errada, pela pessoa errada.
Não o segmento genérico do planejamento, mas a pessoa que decide, a que usa e a que paga — que em B2B raramente são a mesma.
Valor é o que o cliente acredita estar comprando — nem sempre o que a empresa acha que vende. Muitas vezes é segurança, prazo, menos dor de cabeça, ou não ter que explicar o problema duas vezes.
A pergunta mais difícil, porque obriga a olhar mudanças que ainda não aparecem na receita: tecnologia, regulação, comportamento de compra, novos concorrentes.
Muita empresa média acha que inovação é coisa de startup ou de multinacional. Drucker discordaria: inovação é uma atividade sistemática de procurar mudanças e transformá-las em oportunidade. Não depende de genialidade, depende de método e de alguém com tempo protegido para fazer isso.
No Brasil de 2026, as fontes de oportunidade estão à vista: o Pix mudou a forma de cobrar, a reforma tributária vai mudar a forma de precificar, a IA está mudando o custo de atender. Cada uma dessas mudanças cria clientes novos para quem se mexe primeiro — e destrói clientes de quem espera.
Drucker não era contra o lucro. Ele só achava que tratá-lo como objetivo produzia gestores míopes, que cortam o que gera futuro para entregar o trimestre. Num país que pune quem não tem caixa, essa miopia é compreensível — e perigosa.
A empresa que cria clientes de forma sistemática não precisa escolher entre caixa e futuro. Ela tem os dois, porque deixou de depender de empurrar volume para quem já comprou.
Consulta executiva sem custo para mapear os gargalos que limitam o crescimento da sua empresa e avaliar, em conjunto, um possível plano de atuação.
Solicitar Diagnóstico